Projeto do Natuerê

Apresentação / Descrição

Em 2006, após encontros casuais em ambientes universitários, dois estudantes de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – João Weber Guimarães Barreto, estudante de Composição e Regência, e Fabrício Dalla Vecchia, estudante da Pós-Graduação em Educação Musical – resolveram efetivar trabalho musical com grande influência da música contemporânea (seja popular ou erudita). Este duo nasce com intenções de se fazer música experimental e que esteja vinculada à preservação da natureza. Atualmente, o Natuerê incorporou mais um integrante (além de outras permanentes participações especiais): Jorge Weber – percussão .

Situados num contexto de depredações à natureza, o grupo objetiva trabalhar a conscientização ecológica através da música – e o inverso. Para tanto, programa as atividades (programação geral em anexo I): seminários, oficinas, mostras artísticas, atos públicos (Plante com o Natuerê) e vivências. Todas as atividades serão gratuitas e deverão ser realizadas em ambientes urbanos e rurais (sugestões de ambientes em anexo II), pois são de suma importância para a educação artístico-ambiental destas populações.

Pretendemos envolver toda comunidade – geralmente nos (nas): escolas (nível fundamental, médio e superior, creches – principalmente entidades públicas), bairros periféricos, parques ecológicos em ambientes urbanos, lugares (e cidades circunvizinhas) de reserva natural, restaurantes, museus, teatros, etc.

Serão realizadas:

  • 1 dia de seminário/oficina/mostra artística/ato público;
  • 1 dia de vivência.

Projeto do Natuerê

Justificativa

O projeto do Natuerê surge como uma alternativa mais humana e consciente de se encarar a natureza (seja humana ou não) sanando duas carências básicas da população, educação ambiental e musical assim como a apreciação artística.

Sabe-se que entidades ambientais de caráter científico ou fiscalizador atestam para dados alarmantes de depredação da natureza (dados em anexo III). Acrescenta-se a falta de informações sobre a permacultura tanto para a população urbana quanto rural, e a possível auto-suficiência de uma comunidade é substituída pela gradativa e crescente dependência, assemelhando-se a um sistema escravagista.

Sabe-se que a educação artística, e mais especificamente a música, contribui de forma decisiva na formação de um indivíduo, porém esta há um tempo não está presente na maioria das entidades de ensino fundamental, médio e superior, principalmente nas entidades públicas; e esta situação fatídica se agrava, pois a população mais pobre não tem, tampouco, acesso à cultura e arte.

Neste cenário, urge um projeto, que de maneira inovadora e comunicativa, consiga aglutinar um público diverso – diversas idades, diversas classes sociais, etc – a pensar, e praticar, um paradigma de vida que envolva a preservação da natureza com a música – como leitmotiv e principais elementos de criação. Vale salientar a necessidade de projetos ‘permanentes’, que possam desmistificar o assistencialismo ou qualquer outra atitude que vise o imediato apenas. O Natuerê tem um enfoque determinante no processo e, por isso, propõe ações permanentes, tais como: distribuição gratuita de material audiovisual (cd ou DVD), de cartilha – dos seminários e/ou oficinas – e de sementes diversas e um ato público ‘Plante com o Natuerê’, onde depois de finalizada a mostra artística, no mesmo local, realizamos um ato de plantio.

Além de manter semanalmente apresentações artísticas e atos públicos, o Natuerê já realiza viagens à diversos lugares – do Brasil e da América Latina – e aplica os princípios abordados. Do resultado destas viagens conseguiu-se obter um panorama fundamental das atividades artísticas realizadas nestes lugares, assim como o nível de conscientização ambiental de certos povoados e seus visitantes. – Fotos de shows do Natuerê em anexo IV.

Projeto do Natuerê

Objetivos

O objetivo geral do projeto é proporcionar momentos de criação musical-ambiental utilizando as seguintes atividades: seminário, oficina, mostras artística, ato público, e vivência (S.O.M.A.V.). Torna-se fundamental uma consciência ambiental que vislumbre outros patamares de convivência social-político-econômica. A curto prazo, populações não instruídas e/ou sem acesso à educação poderão ter um primeiro contato com noções básicas de preservação (e manejo) ambiental e a médio e longo prazo estas populações poderão se fortificar e promover, na sua região, medidas: reflorestamento, auto-suficiência de alimentos, reciclagem seletiva, etc.

Para atingir o objetivo geral, algumas etapas antecedentes são necessárias: pré-produção do Natuerê (produção de seminários com convidados (as) de experiência no assunto: educação ambiental/musical; gravação de material audiovisual; impressão de material didático e informativo – utilizando materiais recicláveis –; produção de site do Natuerê; etc.), montar infra-estrutura – espaço físico – permanente e de livre acesso que esteja vinculada à pré-produção e a experimentação no sentido de buscar a troca de conhecimentos entre os proponentes do Natuerê & a comunidade.

Seminários – Realizar cinco seminários com produção do Natuerê;

Gravação de material audiovisual – Realizar cinco ensaios e a final gravação de material musical e educativo que será exibido nas posteriores atividades do Natuerê;

Impressão de material didático e informativo – Realizar impressão inicial de 10.000 cartilhas e 500 cartazes didáticos sobre o Natuerê e sua linha de trabalho musical-ecológico (os panfletos, cartazes e demais materiais impressos terão suas origens em materiais reciclados);

Produção de site do Natuerê – Realizar a produção de site que permita uma maior comunicação (livre) entre os proponentes do projeto e a comunidade;

Montar infra-estrutura permanente e de livre acesso – Promover um espaço permanente onde possamos construir a estrutura das oficinas, mostras artísticas, atos, seminários e vivências.

Projeto do Natuerê

Metas / Resultados previstos

A meta primordial é a realização do ciclo de atividades (S.O.M.A.V.) – com a captação de recursos e apoios – em um número máximo possível de cidades e regiões do Brasil; assim como promover a educação ambiental-musical através da troca de conhecimentos e das experiências de cada indivíduo. É sabido e incontestável que este intercâmbio de saberes proporciona uma consciência crítica qualificada a respeito do ser enquanto cidadão e sua responsabilidade com a preservação da natureza.

Para as atividades que precedem a produção final da S.O.M.A.V.: Haverá seminários que objetivarão a capacitação e qualificação (inclusive dos integrantes do grupo proponente do projeto). Serão realizados cinco seminários com capacidade individual para 50 pessoas. Concomitantemente a realização destes seminários – acrescenta-se aqui, a vivência particular dos integrantes do Natuerê –, serão encaminhados os processos de gravação de material audiovisual (com músicas do grupo e a disponibilização total das partituras; com vídeos educativos; com indicações de bibliografia), impressão de material didático e informativo e a produção de site. Prevemos, com estas atividades, uma distribuição livre e interativa com o público proporcionando capacitações (cultural/artística/ambiental), inclusive à longa distância. Para a produção de todos os itens anteriores faz-se necessário a promoção de uma infra-estrutura física permanente e de livre acesso.

Para o ciclo de atividades S.O.M.A.V. prevemos a participação de no mínimo 50 pessoas (rotativas). Estas atividades serão semanais e, inevitavelmente, funcionarão como polinizadoras de diversas outras atividades, pois servirão como base teórica e prática para que as comunidades possam ter auto-suficiência, em diversos níveis.

Serão produzidos materiais de áudio/vídeo/fotografia de todas atividades para arquivo e divulgação do Natuerê bem como, certificados para os participantes.

Todas as atividades serão geridas de forma sustentável através do consumo consciente de materiais recicláveis, reafirmando o compromisso ambiental.

Projeto do Natuerê

Público Alvo

As atividades são voltadas para todo tipo de pessoas e comunidades. Devido ao engajamento social-ambiental-artístico do projeto, faz-se necessário, este mesmo, priorizar espaços físicos que possuem alto nível de degradação.

Estimamos a forte presença de um público universitário, pois o Natuerê já realiza há dois anos, voluntariamente, estas atividades na Universidade Federal da Bahia.

As atividades serão gratuitas e, por esta razão, estimamos a presença de pessoas de baixa renda, desprovidas do acesso à educação artística e ambiental bem como à apreciação artística.

Projeto do Natuerê

Atividades Formação e/ou Intercâmbio / Retorno de interesse público

Inseridos num contexto de degradação ambiental-artística e de debilidade ao acesso a cultura e arte, propomos um projeto com paradigmas de se conglomerar desde a população de baixa à alta renda em atividades gratuitas e interativas.

Realizar-se-ão também: intervenções urbanas, ato público, catalogação e registro de todas as atividades, distribuição de material audiovisual e de sementes de plantas diversas.

Os participantes das atividades terão certificados que comprovem sua participação.

Projeto do Natuerê

Avaliação dos resultados

Teremos registros audiovisuais de todas as atividades – incluindo a pré-produção – que poderão ser divulgados em meios adequados para isto. Será realizado também um questionário de pesquisa de público.

Todas as avaliações e registros audiovisuais serão apresentadas aos nossos apoiadores / colaboradores / patrocinadores / realizadores através de compilação organizada num cd / dvd.

0 comentários:

Postar um comentário